quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Encontros preparatórios 5o. CNCTI

No próximo dia 31 de janeiro, na CAPES, como parte dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), acontece a reunião temática “Ecossistemas de Inovação e a Pós-Graduação Stricto Sensu”. Adriana Faria, presidente da Anprotec, representará a Associação no evento.

Este encontro, que discutirá o papel vital da inovação nos ecossistemas de pós-graduação e empresas, contará com a participação de diversos especialistas e autoridades no setor de inovação. Adriana Faria, representando a Anprotec, trará à mesa redonda sua visão sobre a importância dos ecossistemas de inovação e sua integração com os ambientes acadêmicos para o desenvolvimento sustentável e justo do Brasil. Também participarão do evento, membros que possuem, ou já possuíram, um papel ativo na Anprotec, como por exemplo Guila Calheiros (MCTI), Sheila Oliveira Pires (MCTI), Jorge Audy (PUCRS), Francisco Saboya (Embrapii), Rodrigo Reis (UFPA) e Romildo Toledo (UFRJ).

“É uma honra representar a Anprotec neste evento de grande relevância. Os ecossistemas de inovação são fundamentais para o avanço do conhecimento e para a criação de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do país. Este encontro é uma oportunidade ímpar para discutir e propor caminhos que fortaleçam a interação entre os parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, instituições de ensino superior, empresas e o governo, fomentando um ambiente propício ao crescimento sustentável e justo por meio da inovação”, comentou Adriana.

O evento, que ocorre das 8h às 18h, será transmitido pelo canal da CAPES no YouTube, permitindo que interessados de todo o país acompanhem as discussões. A 5ª CNCTI, prevista para ocorrer de 4 a 6 de junho, em Brasília, reunirá as recomendações e propostas discutidas neste e em outros encontros temáticos para apoiar a elaboração da estratégia nacional do setor para a próxima década.

A Anprotec, como líder no fomento a ambientes de inovação no Brasil, reitera seu compromisso em colaborar ativamente para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação robusto e inclusivo, capaz de gerar impactos positivos em todo o território nacional.