Além dos parceiros de vários anos de pesquisa, o LAMAG e o THERG ajudaram a melhorar comunicação entre os colegas da UFF/VR. A polinização de ideias entre o economistas, sociólogos, administradores e engenheiros e reflete em diversas publicações sobre a CSN e o desenvolvimento regional na região sul-fluminense do Estado do RJ. Os colegas Murilo Oliveira, André Ferreira, Cristiano Monteiro, Gustavo Motta e Raphael Lima passaram a ser interlocutores e parceiros em ideias e discussões comuns sobre inovação e desenvolvimento. Vários artigos saíram e alguns ainda estão no forno com fruto dessa parceria. Um dos resultados foi o fortalecimento do ICHS e a criação em 2013 do Programa de Pós-Graduação em Administração, com o seu Mestrado Profissional. Certamente o THERG não foi o único nem o principal responsável por isso mas deu sua contribuição, sendo a alavancagem das relações universidade-empresa-governo a ideologia por traz do meu período como Diretor do ICHS (entre 2011 e 2014).
Outro dos produtos dessas interações com colegas de Volta Redonda, Niterói e de fora da UFF foi a publicação do livro de resumos e dos anais da VIII Conferência da Triple Helix que organizei de Madri em 2010. Além de artigos publicados em conferências e periódicos entre 2011 e 2014.
Comento ainda que o THERG é spin-off direto não só do NEICT mas também do GPADES, o Grupo de Pesquisas em Administração e Desenvolvimento Econômico e Social, criado na UFF em 2007 e responsável pelas primeiras atividades de pesquisa dos docentes do Departamento de Administração do que hoje é o ICHS.
Para finalizar esse "causo", desde de 2013 vivemos uma fase de transformações e novos desafios. Apesar de envolvidos com a gênese da THA decidimos não mais participar da mesma por discordar e algumas posições tomadas pela atual gestão. Seguimos trabalhando com o tema, reforçando a posição de ser um grupo de pesquisas independente de qualquer viés. O Zé e o Thiago, então da UFRRJ, tocaram projetos envolvendo junto ao consórcio UNIDEV. Desde o fim de 2014 e Thiago se juntou a nós na UFF para dirigir a Agência de Inovação (que eu tenho o privilégio de participar via Fórum de Inovação e o Zé é nosso assessor e "guru" de plantão), e a TH tem sido uma das inspirações para a construção de uma universidade empreendedora.
Tivemos a oportunidade de fazer nossos pós-doutorados (o Thiago em 2014 e eu agora), e sermos recebidos em eventos e projetos internacionais como parceiros em pé de igualdade. Além é claro de seguir pesquisando, ensinando, interagindo e aprendendo. Não só sobre a TH, mas sobre desenvolvimento econômico, estratégia, gestão de projetos, empreendedorismo, universidade empreendedora, gestão universitária, gestão de parques tecnológicos e incubadoras e quintuple helix. Tudo que vcs tem vistos aqui nos post dos últimos anos.
Não tem como não lembrar das viagens e dos bons momentos de companheirismo e amizade. Da Itália em 2005, da trip asiática para a conferência da TH em Singapura em 2007, da Escócia em 2009, de Madri e do Leste europeu em 2010, de Londres em 2013 e da Rússia em 2014. A saga por San Francisco em 2011 para achar uma flauta com o Chico.
Fazendo um retrospecto, a existência do THERG nos proporcionou antes de qualquer coisa visibilidade e oportunidade. Portas se abriram e nós entramos por elas. Novos mundos se abriram e estão sendo desbravados. Seguiremos nesse espírito!
Agradeço a todos que participam com a gente dessa caminhada que apenas está começando!!
www.triple-helix.uff
Raleigh, NC, 27 de julho de 2016