Pessoal, boa tarde!!
Depois dos ajustes dos resumos e faltas seguem a segunda versão das notas.
Mais 2 aprovados e 4 para VS.
Ainda no aguardo de confirmação também dos "empréstimos de notas do seminário".
Att,
O blog Triple Helix Brasil busca divulgar as atividades dos membros da Triple Helix no Brasil. O blog em português tem uma orientação para estudantes de graduação, pós e profissionais interessados em gestão de projetos, gestão da inovação, estratégia e empreendedorismo. Mais informações em www.triple-helix.uff.br
quarta-feira, 10 de julho de 2019
LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, PESQUISA E INOVAÇÃO
No dia 3/7, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional, no Salão Nobre do Senado Federal. A Frente é composta por 207 parlamentares, sendo 165 deputados e 42 senadores, e tem como presidente o senador Izalci Lucas e vice-presidente o deputado Vitor Lippi.
O presidente da Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação), Antônio Carlos Porto de Andrade, ressaltou a importância de participar e apoiar essa Frente. “É inegável que o desenvolvimento científico tecnológico é um fator de desenvolvimento para o país. Países da Europa, Israel, Coreia, Singapura e Estados Unidos são desenvolvidos justamente porque têm uma base tecnológica e de inovação muito importante. Para criar essa base, nós precisamos criar um ambiente no país que respire e respalde todas as ações voltadas para isso”, apontou.
Andrade alertou que “a Ciência, Tecnologia e Inovação só vai acontecer se nós tivermos governo, Congresso Nacional, iniciativas privadas, instituições públicas e a população reconhecendo a importância da área. Enquanto não mostrarmos para a população que esse desenvolvimento está dentro da nossa casa, no nosso dia a dia, o primeiro corte, em momentos de crise, vai continuar sendo na CT&I, o que é um grande erro, pois são justamente esses elementos que contribuem para que o país volte a se desenvolver, como podemos ver na história. A Abipti se sente honrada em ser secretaria executiva dessa frente e em entender a importância dessa iniciativa para a criação desse ecossistema no país”.
Incentivo à pesquisa aplicada é uma das principais pautas debatidas
Um dos pontos levantados como questão fundamental para dar continuidade às atividades científicas do país foi a urgência na aprovação do Projeto de Lei que veda o cancelamento e a interrupção de bolsas de apoio à pós-graduação e à pesquisa.
No evento, que reuniu o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, com parlamentares do Senado e da Câmara Federal, a proposição foi definida como um dos caminhos para que o Brasil volte a crescer.
O presidente da Frente, senador Izalci Lucas, defendeu a educação como solução para o Brasil. “Eu tenho insistido que um dos principais desafios do país é melhorar a educação e a solução para isso passa pela ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Já está mais do que provado que o desenvolvimento que vemos em outros países só foi possível mediante o investimento em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica (PD&I). Nós temos que avançar nesse ponto”, frisou.
O colegiado terá como missão reforçar a importância de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I) e a ampliação da capacidade de inovação do Brasil. Apresentado em maio deste ano pelo deputado maranhense, o PL nº 2.926/19 decreta que os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa não poderão cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas concedidas até o término de sua vigência.
Protocolado como forma de barrar o contingenciamento de 30% das verbas destinadas à educação, após um anúncio do Governo Federal, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Já o vice-presidente, deputado Vitor Lippi, defendeu o incentivo à pesquisa aplicada e a continuidade no uso estratégico de recursos voltados à produção científica nos 1.500 campi brasileiros. “Não há outro caminho que não seja o conhecimento. O governo tem que ser um catalisador deste processo e apontar como podemos usar estes recursos em prol do interesse público”, argumenta.
Ao longo desses dez anos da Frente no Congresso, o grupo já possui conquistas importantes em seu histórico. A Frente Parlamentar é a principal responsável pela aprovação do marco regulatório da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Além disso, também trabalhou pela aprovação da Emenda Constitucional nº 85, que acrescentou à Constituição Federal os termos tecnologia, pesquisa e inovação.
Uma das defensoras da Emenda, a Abipti também é grande apoiadora de investimento na educação e na CT&I. Recentemente, inclusive, chegou a elaborar o manifesto “A Educação e Ciência e Tecnologia como instrumentos de promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil”, destacando o papel fundamental de um relacionamento sinérgico entre a academia, governo e sociedade e tornando evidente a necessidade da aplicação de recursos em ciência, tecnologia e educação para o progresso sustentável do país.
Originalmente publicado em http://www.abc.org.br/2019/07/05/lancamento-da-frente-parlamentar-mista-de-ciencia-tecnologia-pesquisa-e-inovacao/?fbclid=IwAR0_3E81AieF2kv7HP_C81UAiosQygJQNL6IDQCNfe_gcTKRdT4w_TMe_MY
terça-feira, 9 de julho de 2019
FAMG Notas do seminário
Pessoal boa tarde!!!
Seguem as notas de comentários dos seminários realizados nas duas últimas semanas.
Vamos agora por partes:
1) Quem está aprovado (preliminarmente!!!) são 14 alunos que fizeram o seminário e a prova e estão com média acima de 6,0. Vejam a planilha (em verde). Estamos apenas conferindo a presença e amanhã liberamos o resultado final
2) Quem estamos analisando os resumos (média final entre 5,0 e 6,0)
- Livia Rangel Cunha
- Amanda Tavares Santos Silva
- Andréia Reis Garção
- Jefferson Rodrigues Silva Jr
- Marco Antônio Pereira da Silva
3) Quem já está de VS (sexta 20h na sala A103, matéria toda!!!)
- Dayana Moraes Bruno
A Nota da VS será liberada até segunda 15/julho
4) Empréstimo de parte da nota do seminário
Os grupos podem decidir por dividir a nota de forma diferente. Na planilha está dividida igualmente para todos os membros (tem a nota e o total de pontos). Para fazer essa mudança preciso receber até às 17h de sexta (12 de julho) um email com a nova divisão e em seguida emails dos demais membros do grupo concordando com a nova divisão.
5) Quem tem q fazer a VR (sexta 18h na sala A103, matéria toda!!!)
Aqueles que estão com nota com letra vermelha e fundo amarelo na coluna VR (essa nota significa o quanto precisam tirar). São 10 alunos que fizeram seminário mas não a prova + 2 alunos fora de pauta.
As provas serão corrigidas assim q o aluno terminar e ele será informado se terá q fazer VR.
Obs.: No caso de VR e VS os resumos deixam de ter validade.
Seguem as notas de comentários dos seminários realizados nas duas últimas semanas.
Vamos agora por partes:
1) Quem está aprovado (preliminarmente!!!) são 14 alunos que fizeram o seminário e a prova e estão com média acima de 6,0. Vejam a planilha (em verde). Estamos apenas conferindo a presença e amanhã liberamos o resultado final
2) Quem estamos analisando os resumos (média final entre 5,0 e 6,0)
- Livia Rangel Cunha
- Amanda Tavares Santos Silva
- Andréia Reis Garção
- Jefferson Rodrigues Silva Jr
- Marco Antônio Pereira da Silva
3) Quem já está de VS (sexta 20h na sala A103, matéria toda!!!)
- Dayana Moraes Bruno
A Nota da VS será liberada até segunda 15/julho
4) Empréstimo de parte da nota do seminário
Os grupos podem decidir por dividir a nota de forma diferente. Na planilha está dividida igualmente para todos os membros (tem a nota e o total de pontos). Para fazer essa mudança preciso receber até às 17h de sexta (12 de julho) um email com a nova divisão e em seguida emails dos demais membros do grupo concordando com a nova divisão.
5) Quem tem q fazer a VR (sexta 18h na sala A103, matéria toda!!!)
Aqueles que estão com nota com letra vermelha e fundo amarelo na coluna VR (essa nota significa o quanto precisam tirar). São 10 alunos que fizeram seminário mas não a prova + 2 alunos fora de pauta.
As provas serão corrigidas assim q o aluno terminar e ele será informado se terá q fazer VR.
Obs.: No caso de VR e VS os resumos deixam de ter validade.
quinta-feira, 4 de julho de 2019
Bolsa de pesquisa do Google
O Google está oferecendo US$ 500 mil em apoio a pesquisa na América Latina. As bolsas do Google contemplarão projetos de mestrado ou doutorado em Ciências da Computação, Engenharia e áreas relacionadas. Inscrições até 29/07!
O Google está recebendo inscrições para o Latin American Research Awards (LARA). Trata-se de um programa de fomento à pesquisa científica nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia e campos relacionados do conhecimento. As inscrições para as bolsas do Google vão até 29 de julho.
As bolsas contemplarão professores universitários e os alunos responsáveis pelos projetos aprovados. Para projetos de pesquisa de nível de mestrado, os estudantes receberão um valor mensal de US$ 750 (equivalente a cerca de R$ 2.880) e os professores, de US$ 675 (R$ 2.600). No nível de doutorado, os alunos receberão US$ 1.200 (R$ 4.610) por mês, e os professores, US$ 750 (R$ 2.880). A empres pretende distribuir um total de US$ 500 mil em bolsas ao longo de 2019.
Leia também: Conheça os 7 melhores sites para quem vai estudar fora
Quem pode se candidatar
Estudantes e professores univesitários devem elaborar, juntos, um projeto de pesquisa que desejem realizar ao longo do ano com a bolsa do Google. Para 2019, serão aceitos projetos focando nas áreas a seguir:
- Geonavegação / Mapas;
- Interação entre humanos e computadores;
- Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
- Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
- Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);
- Dispositivos móveis;
- Processamento de linguagem natural;
- Interfaces físicas e experiências imersivas;
- Privacidade;
- Outros tópicos relacionados a pesquisas na web;
As orientações da empresa sobre como redigir uma proposta para o programa podem ser vistas neste link. De maneira resumida, a ideia é que ela identifique um problema específico, tenha expectativas sólidas sobre os resultados esperados, diferencie-se de outros trabalhos na mesma área e explique como pretende superar os desafios para sua realização.
2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sediará o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) de 11 a 13 de setembro, em Florianópolis.
O evento terá, como tema central, o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva, e contará com a participação de 12 palestrantes brasileiros e de países como Portugal, Itália, Índia, México e Espanha, todos especialistas na área.
Entre as atrações, está a palestra magna de Rosa Grimaldi, pró-reitora de Empreendedorismo da Universidade de Bologna, e a palestra “Experiências inovadoras de educação superior”, com Nora Elena Gil Ramírez, diretora acadêmica e de Projetos Institucionais da Universidade Cooperativa da Colômbia. O evento contará ainda com palestras na área de e-learning e educação híbrida, além apresentações culturais e lançamentos de livros.
São esperados mais de 800 estudantes, professores, profissionais da área da educação no Brasil e de outros países. “O termo convergência adquiriu nova concepção e, aos poucos, foi assumindo papel em áreas ligadas ao uso da internet e das tecnologias digitais de informação e comunicação”, explica o reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi.
A segunda edição do Siies busca discutir as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade.
Atualmente, há uma série de fenômenos que impactam no ensino superior, como a convergência entre mídias, bases de dados que conversam entre si, educação aberta, aprendizagens colaborativas, comunidades de prática, convergências em termos de multimodalidade e recursos didáticos, bem como convergências e hibridismos em práticas pedagógicas, entre outras.
Submissão de artigos
Até 10 de julho, o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) aceitará a submissão de artigos científicos sobre assuntos relacionados à área. Veja o site de inscrição.
Os artigos podem ser inscritos em:
- Estratégias e políticas inovadoras na educação superior
- Métodos e tecnologias inovadoras na educação superior
- Pesquisa e avaliação na educação superior
- Ensino superior híbrido: avanços legais e pesquisa
- Gestão e regulação na educação medida por tecnologias: perspectivas inovadoras
Serviço
O QUÊ: 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies).
QUANDO: De 11 a 13 de setembro.
ONDE: Oceania Park Hotel, Rua do Marisco, nº 550, Bairro Ingleses, Florianópolis.
INSCRIÇÕES: Pelo site siies2019.udesc.br.
QUANDO: De 11 a 13 de setembro.
ONDE: Oceania Park Hotel, Rua do Marisco, nº 550, Bairro Ingleses, Florianópolis.
INSCRIÇÕES: Pelo site siies2019.udesc.br.
segunda-feira, 1 de julho de 2019
terça-feira, 25 de junho de 2019
Notas disciplina C&T&I - PPGA turma IFMT
| Alunos | Seminar I - Presentation | Seminar II - Presentation | Seminar II - Debate | Final Written Work | ||||
| Qualify Project to PPGA | Summary w/ critical review | Academic paper | Final grade | |||||
| 1 | Thiago Henrique Carvalho Silva | 8.5 | 8.0 | 9.0 | 3 | 7.5 | ||
| 2 | Samuel Silveira dos Santos | 8.5 | 8.0 | 9.0 | 8.25 | 8.4 | ||
| 3 | Luis Claudio Alves Viana | 8.5 | 8.0 | 9.0 | 5.0 | 7.8 | ||
| 4 | Marcos Almeida de Faria | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.7 | |||
| 5 | Valdivino Antônio da Costa Araújo | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 8.0 | 9.0 | ||
| 6 | Vinicius de Moraes Arantes | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 9 | 9.2 | ||
| 7 | Marcelo de Oliveira Galvão | 9.0 | 9.0 | 9.0 | 7.5 | |||
| 8 | Pâmela Cristina Criado | 9.0 | 9.0 | 9.0 | 6.0 | 8.5 | ||
| 9 | Edilene Sakuno Maeda | 9.0 | 9.0 | 9.0 | 7.0 | 8.7 | ||
| 10 | Tatiane do Nascimento | 10.0 | 9.5 | 9.0 | 7.0 | 9.2 | ||
| 11 | Michelle Fernanda Martin | 10.0 | 9.5 | 9.0 | 8.5 | 9.4 | ||
| 12 | Renan Polizei | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.7 | |||
| 13 | Washington Fabricio Martins | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.7 | |||
| 14 | Saulo Nobre de Souza | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.0 | 8.8 | ||
| 15 | Fernanda Marques Caldeira | 10.0 | 8.5 | 9.5 | 7.0 | 8.9 | ||
| 16 | Maria Gabriella Marques Corrêa | 10.0 | 8.5 | 9.5 | 7.8 | |||
| 17 | Fernanda Maria Batista Almeida Matias | 10.0 | 8.5 | 9.5 | 7.0 | 8.9 | ||
| 18 | Fernanda Assis de Oliveira Nascimento | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.0 | 8.8 | ||
| 19 | Carla Danieli Mendes | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 7.7 | |||
| 20 | Gleika Debacker | 9.5 | 9.0 | 9.0 | 8.0 | 9.0 | ||
| 21 | Rafael Luiz Viegas Santos | 9.0 | 9.5 | 9.5 | 9.0 | 9.3 | ||
| 22 | Danilo Bezerra do Amaral | 9.0 | 9.5 | 9.5 | 7.8 | |||
| 23 | Dagner Raffael Boaventura | 9.0 | 9.5 | 9.5 | 8.0 | 9.1 | ||
| 24 | Michelle de Oliveira Costa | REA | REA | REA | X | X | X | 9.5 |
segunda-feira, 24 de junho de 2019
sexta-feira, 21 de junho de 2019
quarta-feira, 19 de junho de 2019
Notas P1 FAMG
Prezados, boa noite!! Seguem as notas da P1
E a análise do nível de acerto por questão
Temos encontro na sexta dia 28/junho para a primeira rodada de seminários. Será possível fazer a vista da prova após os seminários.
Bom feriado!!
| Nº | Nome | Nota |
| 1 | Carlos Alberto Fernandes | 6.0 |
| 2 | Marco Antônio Pereira | 4.0 |
| 3 | Marcella B. Monteiro | 4.8 |
| 4 | Isadora Fonseca | 4.4 |
| 5 | Ilan Rodrigo Leal | 5.2 |
| 6 | Felipe Lucas Silva | 6.0 |
| 7 | Isadora Oliveira | 5.2 |
| 8 | Livia Rangel Cunha | 3.6 |
| 9 | Josiane Gonçalves Nascimento | 6.0 |
| 10 | Jefferson Rodrigues Silva | 4.0 |
| 11 | Bernardo Silva Almeida | 5.2 |
| 12 | Maria Clara Bortholace | 5.2 |
| 13 | Fernanda da Silva Vinhas | 5.2 |
| 14 | Leonardo Moreira Borges | 7.2 |
| 15 | Rodolfo Amaro da Silveira | 4.4 |
| 16 | João Pedro Ferreira Santos | 7.2 |
| 17 | Julia Monteiro Amaral | 6.8 |
| 18 | Andréia Reis Garção | 3.6 |
| 19 | Juliana Felipe Silva | 4.8 |
| 20 | Amanda Tavares Santos Silva | 3.2 |
| 21 | Dayana Moraes Bueno | 1.6 |
E a análise do nível de acerto por questão
| Acertos | Erros | % acertos | |
| Questão 1 | 13 | 8 | 62% |
| Questão 2 | 12 | 9 | 57% |
| Questão 3 | 8 | 13 | 38% |
| Questão 4 | 14 | 7 | 67% |
| Questão 5 | 11 | 10 | 52% |
| Questão 6 | 9 | 12 | 43% |
| Questão 7 | 7 | 14 | 33% |
| Questão 8 | 14 | 7 | 67% |
| Questão 9 | 10 | 11 | 48% |
| Questão 10 | 18 | 3 | 86% |
| Questão 11 | 9 | 12 | 43% |
| Questão 12 | 19 | 2 | 90% |
| Questão 13 | 13 | 8 | 62% |
| Questão 14 | 11 | 10 | 52% |
| Questão 15 | 13 | 8 | 62% |
| Questão 16 | 18 | 3 | 86% |
| Questão 17 | 13 | 8 | 62% |
| Questão 18 | 2 | 19 | 10% |
| Questão 19 | 9 | 12 | 43% |
| Questão 20 | 9 | 12 | 43% |
| Questão 21 | 0 | 21 | 0% |
| Questão 22 | 12 | 9 | 57% |
Temos encontro na sexta dia 28/junho para a primeira rodada de seminários. Será possível fazer a vista da prova após os seminários.
Bom feriado!!
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