segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Novos modelos de interação para inovação

O texto a seguir mostra uma tendência mundial, os espaços colaborativos de trabalho (co-working). Em muitos casos substituindo os modelos de incubaçao tradicionais. São baseados na ideia da open innovation na qual fluxos de conhecimento perpassam as empresas. Uma empresa só não tem todo o conhecimento que necessita e para tal precisa trocar informações (e conhecimento) com outras empresas (sejam estabelecidas, sejam nascentes).
Ainda precisamos ver se é só uma moda ou algo que de fato é efetivo. Penso que em um ambiente com muita densidade de conhecimento e demanda de mercado é possível. No Brasil não estou certo. Fora a questão do tipo de tecnologia. Certamente para setores com tecnologia proprietária (onde a propriedade industrial é relevante como fármacos) esse modelo não deve funcionar bem, mas para setores dinâmicos como TI, onde a interação com usuários e outros ajuda no desenvolvimento da solução (produto/processo/serviço) faz sentido.
Para o Bradesco é uma chance de capitalizar, seja no aluguel do espaço seja no monitoramento de tecnologias que estão surgindo no mercado (se alguma empresa/tecnologia for do interesse eles aportam capital ou compram). Para as empresas o custo é baixo e é uma chance de criar parcerias e acessar clientes (outras empresas, em geral grandes).
______

Bradesco lança espaço de inovação que reúne startups e grandes empresas; veja vídeo

inovaBra habitat fica em São Paulo e foi criado para incentivar desenvolvimento de novas tecnologias para o banco e gerar negócios.

https://g1.globo.com/economia/noticia/bradesco-lanca-espaco-de-inovacao-que-reune-startups-e-grandes-empresas-veja-video.ghtml