sábado, 13 de julho de 2019

FAMG notas VR e VS

VR
Íris Stevaux 3.6 (fazer VS)
Julia Alves de Lima 6.0 (aprovada)
Suzana Scatolino 4.8 (aprovada)
Derick Batista Souza 3.2 (VS)
João Victor Cazoni Oliveira 5.6 (aprovado)
Lucas Perete 2.4 (VS)
Isabela da Silva Nascimento 3.2 (VS)
Ana Carolina Correa Marques 4.0 (VS)
Thiago Bandeira Fuhrmann 6.8 (aprovado)
Jéssica Cristina da Silva Candido 2.8 (VS)

VS
Dayana Moraes Bueno 6.0 (aprovada)
Livia Rangel Cunha 8.25 (aprovada)
Amanda Tavares Santos Silva 7.5 (aprovada)
Andréia Reis Garção 0.0 (reprovada)
Íris Stevaux 6.0 (aprovada)
Derick Batista Souza 0.0 (reprovado)
Lucas Perete 0.0 (reprovado)
Isabela da Silva Nascimento 7.0 (aprovada)
Ana Carolina Correa Marques 6.0 (aprovado)
Jéssica Cristina da Silva Candido 2.25 (reprovada)



quarta-feira, 10 de julho de 2019

Notas FAMG - versão 2

Pessoal, boa tarde!!
Depois dos ajustes dos resumos e faltas seguem a segunda versão das notas.
Mais 2 aprovados e 4 para VS.
Ainda no aguardo de confirmação também dos "empréstimos de notas do seminário".
Att,

LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, PESQUISA E INOVAÇÃO

No dia 3/7,  foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional, no Salão Nobre do Senado Federal. A Frente é composta por 207 parlamentares, sendo 165 deputados e 42 senadores, e tem como presidente o senador Izalci Lucas e vice-presidente o deputado Vitor Lippi.
O presidente da Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação), Antônio Carlos Porto de Andrade, ressaltou a importância de participar e apoiar essa Frente. “É inegável que o desenvolvimento científico tecnológico é um fator de desenvolvimento para o país. Países da Europa, Israel, Coreia, Singapura e Estados Unidos são desenvolvidos justamente porque têm uma base tecnológica e de inovação muito importante. Para criar essa base, nós precisamos criar um ambiente no país que respire e respalde todas as ações voltadas para isso”, apontou.
Andrade alertou que “a Ciência, Tecnologia e Inovação só vai acontecer se nós tivermos governo, Congresso Nacional, iniciativas privadas, instituições públicas e a população reconhecendo a importância da área. Enquanto não mostrarmos para a população que esse desenvolvimento está dentro da nossa casa, no nosso dia a dia, o primeiro corte, em momentos de crise, vai continuar sendo na CT&I, o que é um grande erro, pois são justamente esses elementos que contribuem para que o país volte a se desenvolver, como podemos ver na história. A Abipti se sente honrada em ser secretaria executiva dessa frente e em entender a importância dessa iniciativa para a criação desse ecossistema no país”.
Incentivo à pesquisa aplicada é uma das principais pautas debatidas
Um dos pontos levantados como questão fundamental para dar continuidade às atividades científicas do país foi a urgência na aprovação do Projeto de Lei que veda o cancelamento e a interrupção de bolsas de apoio à pós-graduação e à pesquisa.
No evento, que reuniu o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, com parlamentares do Senado e da Câmara Federal, a proposição foi definida como um dos caminhos para que o Brasil volte a crescer.
O presidente da Frente, senador Izalci Lucas, defendeu a educação como solução para o Brasil. “Eu tenho insistido que um dos principais desafios do país é melhorar a educação e a solução para isso passa pela ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Já está mais do que provado que o desenvolvimento que vemos em outros países só foi possível mediante o investimento em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica (PD&I). Nós temos que avançar nesse ponto”, frisou.
O colegiado terá como missão reforçar a importância de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I) e a ampliação da capacidade de inovação do Brasil. Apresentado em maio deste ano pelo deputado maranhense, o PL nº 2.926/19 decreta que os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa não poderão cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas concedidas até o término de sua vigência.
Protocolado como forma de barrar o contingenciamento de 30% das verbas destinadas à educação, após um anúncio do Governo Federal, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Já o vice-presidente, deputado Vitor Lippi, defendeu o incentivo à pesquisa aplicada e a continuidade no uso estratégico de recursos voltados à produção científica nos 1.500 campi brasileiros. “Não há outro caminho que não seja o conhecimento. O governo tem que ser um catalisador deste processo e apontar como podemos usar estes recursos em prol do interesse público”, argumenta.
Ao longo desses  dez anos da Frente no Congresso, o grupo já possui conquistas importantes em seu histórico. A Frente Parlamentar é a principal responsável pela aprovação do marco regulatório da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Além disso, também trabalhou pela aprovação da Emenda Constitucional nº 85, que acrescentou à Constituição Federal os termos tecnologia, pesquisa e inovação.
Uma das defensoras da Emenda, a Abipti também é grande apoiadora de investimento na educação e na CT&I. Recentemente, inclusive, chegou a elaborar o manifesto “A Educação e Ciência e Tecnologia como instrumentos de promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil”, destacando o papel fundamental de um relacionamento sinérgico entre a academia, governo e sociedade e tornando evidente a necessidade da aplicação de recursos em ciência, tecnologia e educação para o progresso sustentável do país.
Originalmente publicado em http://www.abc.org.br/2019/07/05/lancamento-da-frente-parlamentar-mista-de-ciencia-tecnologia-pesquisa-e-inovacao/?fbclid=IwAR0_3E81AieF2kv7HP_C81UAiosQygJQNL6IDQCNfe_gcTKRdT4w_TMe_MY

terça-feira, 9 de julho de 2019

FAMG Notas do seminário

Pessoal boa tarde!!!

Seguem as notas de comentários dos seminários realizados nas duas últimas semanas.

Vamos agora por partes:

1) Quem está aprovado (preliminarmente!!!) são 14 alunos que fizeram o seminário e a prova e estão com média acima de 6,0. Vejam a planilha (em verde). Estamos apenas conferindo a presença e amanhã liberamos o resultado final

2) Quem estamos analisando os resumos (média final entre 5,0 e 6,0)
- Livia Rangel Cunha
- Amanda Tavares Santos Silva
- Andréia Reis Garção
- Jefferson Rodrigues Silva Jr
- Marco Antônio Pereira da Silva

3) Quem já está de VS (sexta 20h na sala A103, matéria toda!!!)
- Dayana Moraes Bruno

A Nota da VS será liberada até segunda 15/julho

4) Empréstimo de parte da nota do seminário
Os grupos podem decidir por dividir a nota de forma diferente. Na planilha está dividida igualmente para todos os membros (tem a nota e o total de pontos). Para fazer essa mudança preciso receber até às 17h de sexta (12 de julho) um email com a nova divisão e em seguida emails dos demais membros do grupo concordando com a nova divisão.

5) Quem tem q fazer a VR (sexta 18h na sala A103, matéria toda!!!)
Aqueles que estão com nota com letra vermelha e fundo amarelo na coluna VR (essa nota significa o quanto precisam tirar). São 10 alunos que fizeram seminário mas não a prova + 2 alunos fora de pauta.

As provas serão corrigidas assim q o aluno terminar e ele será informado se terá q fazer VR.

Obs.: No caso de VR e VS os resumos deixam de ter validade.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Bolsa de pesquisa do Google

O Google está oferecendo US$ 500 mil em apoio a pesquisa na América Latina. As bolsas do Google contemplarão projetos de mestrado ou doutorado em Ciências da Computação, Engenharia e áreas relacionadas. Inscrições até 29/07!


O Google está recebendo inscrições para o Latin American Research Awards (LARA). Trata-se de um programa de fomento à pesquisa científica nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia e campos relacionados do conhecimento. As inscrições para as bolsas do Google vão até 29 de julho.
As bolsas contemplarão professores universitários e os alunos responsáveis pelos projetos aprovados. Para projetos de pesquisa de nível de mestrado, os estudantes receberão um valor mensal de US$ 750 (equivalente a cerca de R$ 2.880) e os professores, de US$ 675 (R$ 2.600). No nível de doutorado, os alunos receberão US$ 1.200 (R$ 4.610) por mês, e os professores, US$ 750 (R$ 2.880). A empres pretende distribuir um total de US$ 500 mil em bolsas ao longo de 2019.

Leia também: Conheça os 7 melhores sites para quem vai estudar fora

Quem pode se candidatar

Estudantes e professores univesitários devem elaborar, juntos, um projeto de pesquisa que desejem realizar ao longo do ano com a bolsa do Google. Para 2019, serão aceitos projetos focando nas áreas a seguir:
  • Geonavegação / Mapas;
  • Interação entre humanos e computadores;
  • Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
  • Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
  • Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);
  • Dispositivos móveis;
  • Processamento de linguagem natural;
  • Interfaces físicas e experiências imersivas;
  • Privacidade;
  • Outros tópicos relacionados a pesquisas na web;
As orientações da empresa sobre como redigir uma proposta para o programa podem ser vistas neste link. De maneira resumida, a ideia é que ela identifique um problema específico, tenha expectativas sólidas sobre os resultados esperados, diferencie-se de outros trabalhos na mesma área e explique como pretende superar os desafios para sua realização.

2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sediará o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) de 11 a 13 de setembro, em Florianópolis.
O evento terá, como tema central, o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva, e contará com a participação de 12 palestrantes brasileiros e de países como Portugal, Itália, Índia, México e Espanha, todos especialistas na área.
Entre as atrações, está a palestra magna de Rosa Grimaldi, pró-reitora de Empreendedorismo da Universidade de Bologna, e a palestra “Experiências inovadoras de educação superior”, com Nora Elena Gil Ramírez, diretora acadêmica e de Projetos Institucionais da Universidade Cooperativa da Colômbia. O evento contará ainda com palestras na área de e-learning e educação híbrida, além apresentações culturais e lançamentos de livros.
São esperados mais de 800 estudantes, professores, profissionais da área da educação no Brasil e de outros países. “O termo convergência adquiriu nova concepção e, aos poucos, foi assumindo papel em áreas ligadas ao uso da internet e das tecnologias digitais de informação e comunicação”, explica o reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi.
A segunda edição do Siies busca discutir as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade.
Atualmente, há uma série de fenômenos que impactam no ensino superior, como a convergência entre mídias, bases de dados que conversam entre si, educação aberta, aprendizagens colaborativas, comunidades de prática, convergências em termos de multimodalidade e recursos didáticos, bem como convergências e hibridismos em práticas pedagógicas, entre outras.
Submissão de artigos
Até 10 de julho, o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies) aceitará a submissão de artigos científicos sobre assuntos relacionados à área. Veja o site de inscrição.
Os artigos podem ser inscritos em:
  • Estratégias e políticas inovadoras na educação superior
  • Métodos e tecnologias inovadoras na educação superior
  • Pesquisa e avaliação na educação superior
  • Ensino superior híbrido: avanços legais e pesquisa
  • Gestão e regulação na educação medida por tecnologias: perspectivas inovadoras
Serviço
O QUÊ: 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies).
QUANDO: De 11 a 13 de setembro.
ONDE: Oceania Park Hotel, Rua do Marisco, nº 550, Bairro Ingleses, Florianópolis.
INSCRIÇÕES: Pelo site siies2019.udesc.br.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Notas disciplina C&T&I - PPGA turma IFMT

Alunos Seminar I - Presentation  Seminar II - Presentation  Seminar II - Debate Final Written Work
Qualify Project to PPGA  Summary w/ critical review  Academic paper  Final grade
1 Thiago Henrique Carvalho Silva 8.5 8.0 9.0   3   7.5
2 Samuel Silveira dos Santos 8.5 8.0 9.0   8.25 8.4
3 Luis Claudio Alves Viana 8.5 8.0 9.0     5.0 7.8
4 Marcos Almeida de Faria 9.5 9.0 9.0       7.7
5 Valdivino Antônio da Costa Araújo 9.5 9.0 9.0   8.0   9.0
6 Vinicius de Moraes Arantes 9.5 9.0 9.0   9   9.2
7 Marcelo de Oliveira Galvão 9.0 9.0 9.0       7.5
8 Pâmela Cristina Criado 9.0 9.0 9.0   6.0   8.5
9 Edilene Sakuno Maeda 9.0 9.0 9.0   7.0   8.7
10 Tatiane do Nascimento 10.0 9.5 9.0     7.0 9.2
11 Michelle Fernanda Martin 10.0 9.5 9.0   8.5   9.4
12 Renan Polizei 9.5 9.0 9.0       7.7
13 Washington Fabricio Martins 9.5 9.0 9.0       7.7
14 Saulo Nobre de Souza 9.5 9.0 9.0   7.0   8.8
15 Fernanda Marques Caldeira 10.0 8.5 9.5     7.0 8.9
16 Maria Gabriella Marques Corrêa 10.0 8.5 9.5       7.8
17 Fernanda Maria Batista Almeida Matias 10.0 8.5 9.5     7.0 8.9
18 Fernanda Assis de Oliveira Nascimento 9.5 9.0 9.0   7.0   8.8
19 Carla Danieli Mendes 9.5 9.0 9.0       7.7
20 Gleika Debacker  9.5 9.0 9.0   8.0   9.0
21 Rafael Luiz Viegas Santos 9.0 9.5 9.5   9.0   9.3
22 Danilo Bezerra do Amaral 9.0 9.5 9.5       7.8
23 Dagner Raffael Boaventura 9.0 9.5 9.5   8.0   9.1
24 Michelle de Oliveira Costa REA REA REA X X X 9.5