segunda-feira, 3 de junho de 2019

Edição de 2019 do XV CNEG & VI INOVARSE recebe trabalhos até 10/junho

Desde a primeira edição, o CNEG tem se dedicado a apresentar e fomentar o diálogo entre sociedade, centros de pesquisa produção científica e o debate das organizações com governos, ONG´s e empresas sobre a sustentabilidade organizacional. Nesta edição o CNEG propõe amplo debate e incentiva a produção cientifica predominantemente sobre o tema "AGENDA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INTERDISCIPLINARIDADE APLICADAS EM SISTEMAS DE GESTÃO”.
Pretende-se promover a difusão e integração dos conhecimentos por meio de palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e consôrcio doutoral entre outras.
O CNEG, neste ano de 2019, aborda o contexto da modernização das organizações públicas, privadas e do terceiro setor e sua eficiência produtiva, atribuindo-lhe a possibilidade de formar suporte para melhor desempenho econômico, social e ambiental.
Por sua vez, o aumento da população mundial, a contínua urbanização, a maior expectativa de vida elevarão ainda mais o consumo de produtos  e de serviços destinados a atender as necessidades humanas.
Outra macro tendência pode ser constatada no fato de que o Brasil deverá assumir um papel de maior protagonismo na responsabilidade ambiental.
As tecnologias digitais elevam as possibilidades de ampliar o conhecimento e a interação entre todos os elos das cadeias produtivas. Podem ajudar a resolver uma equação complexa e com inúmeras variáveis econômicas, sociais e ambientais em que é preciso produzir mais, com qualidade e com menor uso de recursos naturais.
A “digitalização da indústria e de serviços” é entendida como interdisciplinar e transversal.

Mais informações em http://www.cneg.org/2019/congresso/xv-congresso-nacional-de-excelencia-em-gestao-vi-inovarse-ix-congresso-de-sistemas

Do criador à criação: conheça o percurso de invenções patenteadas na UFF que transformam a sociedade

A marca Coca-Cola foi criada pelo contador Frank Robinson, que também desenhou à mão o tradicional logotipo, depois que o amigo e farmacêutico John Pemberton inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos. No entanto, a intenção dele não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater dores de cabeça. Cento e trinta e três anos depois, o produto se tornou a mais famosa bebida do mundo: a cada 10 segundos, 126 mil pessoas consomem um dos produtos da “The Coca-Cola Company”, que vende também chás, sucos e até artigos de vestuário.

A importância da criação de novas marcas e a consequente obtenção de patentes se tornou ao longo dos últimos anos um assunto estratégico para a UFF, pois respalda a pesquisa, a criação e a produção de conhecimento dentro da instituição, gerando recursos a curto, médio e longo prazo. Entusiasmado com as novas ideias que estão surgindo, mesmo nesses tempos de crise, o diretor da Agência de Inovação (Agir), professor Ricardo Henriques Leal, informou que as patentes e marcas desenvolvidas na instituição são, por força de lei, propriedades da universidade e administradas pelo Escritório de Transferência de Conhecimento (ETCO). Hoje a instituição possui 107 patentes e 21 marcas depositadas, sendo que desde a criação da agência, em 2009, tem sido depositadas em média de oito a dez patentes anualmente.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Grupos de Seminários FAMG


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Livros
Alunos
1
Drucker (2 arquivos)
Dayana, Fernanda, Livia e Amanda
2
Sonho Grande
Carlos, Paulo, Ilan e Felipe Lucas
3
Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes
Andrea Reis Garção, Rodolfo Amaro, Julia Monteiro Amaral e Guilherme Santos
4
A Meta
Jossiane, Izadora de Oliveira, Juliana Felix e João Pedro
5
Freaknomics
Iris, Julia Ribeiro, Julia Alves e João Vitor Cazoni
6
Segredo da Mente Milionária
Isadora Fonseca, Maria Clara, Marcela e Suzana
7
Liderança
Dereck, Lucas Perete, Rodolpho e Rihan
8
O Monge e o Executivo
Bernando, Jefferson, Leonardo e Marco Antônio
9
A Loja de Tudo
Isabela da Silva, Ana Carolina, Thiago Bandeira e Jéssica Cristina
10
Bernardinho
Thalita


Orientações para as apresentações

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-     Haverá projetor multimídia e microcomputador. Cada apresentação deverá durar entre 25 e 50 minutos. 
-    Será necessário enviar para o email mgamaral@gmail.com o arquivo com o resumo do livro ou o arquivo do powerpoint até o dia da apresentação. Não é preciso entregar nenhum material impresso.
-     O trabalho substituirá uma das avaliações formais. Será avaliada a capacidade de compreensão e síntese do grupo. Compõem os itens de avaliação a forma de organização do grupo, o material preparado, as apresentações individuais, a correlação com temas discutidos em sala, o uso do tempo e a presença de todos.
-     A nota será dada coletivamente e cada grupo deverá definir critério para divisão da mesma até o dia da vista de prova P1. Contudo, não é necessário que todos apresentem. O grupo define como é a divisão de trabalho desde que seja informado durante a apresentação.
-     Todo o material apresentado é matéria de prova.