segunda-feira, 3 de junho de 2019

Do criador à criação: conheça o percurso de invenções patenteadas na UFF que transformam a sociedade

A marca Coca-Cola foi criada pelo contador Frank Robinson, que também desenhou à mão o tradicional logotipo, depois que o amigo e farmacêutico John Pemberton inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos. No entanto, a intenção dele não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater dores de cabeça. Cento e trinta e três anos depois, o produto se tornou a mais famosa bebida do mundo: a cada 10 segundos, 126 mil pessoas consomem um dos produtos da “The Coca-Cola Company”, que vende também chás, sucos e até artigos de vestuário.

A importância da criação de novas marcas e a consequente obtenção de patentes se tornou ao longo dos últimos anos um assunto estratégico para a UFF, pois respalda a pesquisa, a criação e a produção de conhecimento dentro da instituição, gerando recursos a curto, médio e longo prazo. Entusiasmado com as novas ideias que estão surgindo, mesmo nesses tempos de crise, o diretor da Agência de Inovação (Agir), professor Ricardo Henriques Leal, informou que as patentes e marcas desenvolvidas na instituição são, por força de lei, propriedades da universidade e administradas pelo Escritório de Transferência de Conhecimento (ETCO). Hoje a instituição possui 107 patentes e 21 marcas depositadas, sendo que desde a criação da agência, em 2009, tem sido depositadas em média de oito a dez patentes anualmente.