segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Chamada de artigos RASI


REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO
ISSN 2447-8156 (http://doi.10.20401/rasi)

Relações Universidade-Empresa-Governo: a Triple Helix em Ação na América Latina

A economia do conhecimento é organizada em rede envolvendo atores de distintas esferas institucionais, como a Universidade (U), as empresas do setor produtivo de bens e serviços (E) e o Governo (G), além da própria sociedade, que executam seus papeis natos respectivos de geração e transmissão do conhecimento, produção de bens e serviços (B/S) e regulação da atividade econômica, e também, a partir de múltiplas interações, assumem novos papéis havendo sobreposição, retroalimentação e o surgimento de dinâmicas não-lineares em espaços híbridos e de consenso (ETZKOWITZ; LEYDESDORFF, 2000).

O produto resultante destas relações é a chamada Triple Helix, que se reflete na emergência de mecanismos, ambientes e ecossistemas de inovação, como as incubadoras de empresas (I), os parques científicos, tecnológicos e de inovação (PCTI), além dos escritórios de transferência e comercialização de tecnologia, das redes de pesquisa colaborativa, projetos de desenvolvimento econômico regional (arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais), entre outros (ETZKOWITZ, 2008; AMARAL, 2015).

A transformação de economias de desenvolvimento tardio, como as da América Latina, em economias do conhecimento vem enfrentando várias dificuldades visto à dificuldade em fazer as empresas e as universidades colaborarem e a falta de prioridade em inovação nas agendas governamentais. A dispersão das políticas de C&T&I e o baixo investimento, o arcabouço legal defasado, aspectos culturais, e os sinais conflitantes na política econômica, (entre nacional desenvolvimentismo, intervencionismo estatal, liberalismo econômico e atividade empreendedora) geram impasses que atrasam o desenvolvimento destas economias e os benefícios sociais decorrentes.

 

Nesse contexto, o número temático convida autores latino-americanos e da península ibérica que tenham publicado e apresentado seus trabalhos nas edições da International Triple Helix Conference, realizadas em Manchester (2018) e Cidade do Cabo (2019), para contribuírem com seus trabalhos em vistas da construção de um painel sobre as relações UEG. Adicionalmente, outros autores que trabalham sobre a temática estão convidados a submeterem seus trabalhos.

 

O número está sendo organizado pelo Triple Helix Research Group (THERG-Brazil – http://www.triple-helix.uff.br) em parceria com a Triple Helix Association (THA) e será composto de pelo menos 6 (seis) artigos, com foco nas temáticas abaixo, não excluindo outros trabalhos na temática da Triple Helix:

 

- Colaboração universidade-empresa, inclusive com estudos de caso, casos para ensino e artigos tecnológicos;
- Ambientes e ecossistemas de inovação (ecossistemas; incubadoras de empresas; parques científicos, tecnológicos e de inovação; áreas de inovação; distritos de inovação);
- Análises sobre sistemas de inovação (nacional/regional) e políticas de C&T&I, avaliação de políticas públicas e indicadores em ambientes inovadores;
- Desenvolvimento econômico regional com ênfase ou base em inovação;
- Venture Capital e empreendedorismo inovador; educação empreendedora e educação para a sustentabilidade; e
- O papel da universidade no século XXI e a universidade empreendedora.

Cronograma:
- Lançamento da chamada: 25 de setembro de 2019
- Envio dos trabalhos completos: até 31 de dezembro de 2019
- Retorno dos avaliadores: até 10 de março de 2020
- Envio de versão final para publicação: até 15 de abril de 2020
- Previsão da publicação: 1º maio de 2020 (dependendo do número de trabalhos alguns podem ser publicados posteriormente)

Para os artigos completos os autores devem seguir as instruções para a submissão fornecidas pelo periódico em http://www.rasi.vr.uff.br. No campo ‘Comentários do Autor' indique que a sua submissão é para o número temático: relações universidade-empresa-governo. São aceitos artigos científicos e tecnológicos, casos de ensino e estudos de caso entre 6.000 e 9.000 palavras. Para as submissões oriundas das conferências não será cobrada a taxa de processamento (APC) em função de parceria entre o THERG-Brazil e a THA.

Referências

AMARAL, M.; LIMA, R.; MOTTA, G.; FAGUNDES, M.; SCHOCAIR, M. (2018). An Analysis of Industrial Districts and Triple Helix of Innovation – A Regional Development Experience in The South of The State of Rio De Janeiro. INMR - Innovation & Management Review, 14(4), 280-289. 

ETZKOWITZ, H. The Triple Helix: University-Industry-Government Innovation in Action. New York: Routledge, 2008.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Dynamics of Innovation: From National Systems and '‘Mode 2'’ to a Triple Helix of University-Industry-Government Relations. Research Policy, 29(2), 109-123, 2000.