domingo, 23 de julho de 2017

OpinionBox - ferramenta interessante

Trabalho acadêmico: como fazer pesquisa para monografia

Se você é estudante de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado e precisa realizar uma pesquisa de mercado para sua monografia, tese ou trabalho acadêmico, este post é para você.

Reunimos aqui as principais perguntas que os estudantes nos mandam com dúvidas para fazer uma pesquisa de mercado. Confira nossas respostas com dicas, pontos de atenção e tudo o que você precisa saber para fazer seu trabalho acadêmico.

Posso fazer minha pesquisa de mercado de graça?

Você pode criar um questionário de pesquisa de mercado no Opinion Box ou em qualquer ferramenta de questionário, como Google Forms e outras, e enviar para os seus próprios contatos. Você pode compartilhar sua pesquisa por email ou por link nas redes sociais, mas é preciso ter atenção com alguns pontos importantes.
É mesmo? Quais são os pontos de atenção?

Dependendo de quais são os objetivos da sua pesquisa, você vai precisar de respostas isentas e imparciais, ou de uma amostra que represente a opinião da população como um todo.

Pense nas pessoas que seguem você nas suas redes sociais. Normalmente, são pessoas muito parecidas com nós mesmos, ou seja, da mesma faixa etária, classe social ou região do país. Por isso mesmo, as opiniões delas podem ser muito semelhantes entre si, e os resultados acabam sendo enviesados, não necessariamente refletindo a opinião da população.

Além disso, o fato de serem pessoas que te conhecem e sabem os objetivos do seu trabalho acadêmico também pode influenciar os resultados de forma geral.

Leia a matéria completa em http://blog.opinionbox.com/pesquisa-para-trabalho-academico/